Conjunto Os Tropicais (Angola)



5 comments:

icastico said...

Nice record. I have been enjoying it muchly.

Olavo di Txada said...

The record company is Voz de Cabo Verde, that published all the Voz de CAbo Verde records (Luis Morais, Bana , Paulino vieira, many others). A nice recording, indeed, typical merengue rebita of the 70s. I wonder, though, ehether some of the performers of the band also are Capeverdeans. The VCV did much studio work as well, far as I know.

Olavo di Txada said...

from: http://rogeliocasado.blogspot.com/2007/02/beto-blue-birds_6580.html

conjunto ‘Os Tropicais´, formado pelo baterista Agenor Rio Branco, sargento do Exército; pelo saxofonista Ribamar Lima, sargento da briosa Polícia Militar; pelo contrabaixista Nonato Saraiva e pelo guitarrista André do Amazonas que não eram nem soldados.

É o próprio Betão que avalia essa fase de sua carreira: “Para mim, o ‘Lá Hoje’ foi uma escola de vida e de aprendizagem musical. Os componentes do conjunto eram músicos profissionais, com grande conhecimento técnico e muita paciência para me ensinar, no momento em que começava minha carreira de músico”.

Mas essa escola de vida começou a prejudicar a outra escola – o Instituto de Educação do Amazonas, onde Betão cursava o ginasial. Sem dormir, ele começou a desmaiar em sala de aula. O doutor Hosana, médico da família, aconselhou dona Chiquinha a não deixar que seu filho continuasse trabalhando de madrugada, sob o risco de ficar ´tísico´, contraindo a tuberculose, uma doença temida na época. Assim foi feito.

Os Tropicais deixaram o ´Lá Hoje´ e ficaram tocando na noite de Manaus, apenas nos fins de semana, alegrando as festas nos clubes da cidade. Dali Betão saiu para tocar com ‘Os Diplomatas´, do bairro do Céu, depois para o ‘Blue Star’, que substituiu a banda ‘The Good Boys´, do bairro de Educandos e, finalmente, para o “Blue Birds”.

Rhythm Connection said...

hi,

I wonder if you could re-post this gold, oro. your original link is dead.

many thanks.

oro said...

Hello dear listeners, the link is fixed. Have pleasure